Muita água e carboidratos para pular no Carnaval!
Publicado em 21/02/2017
Quem ama pular Carnaval precisa de muuuita energia pra curtir a folia. E se alimentar direitinho é fundamental pra isso – ninguém quer passar mal no meio do bloco, não é? Por isso, alguns alimentos não podem faltar no prato, enquanto outros podem ser riscados do cardápio.
Os carboidratos são fontes de energia essenciais para manter o pique. Aposte na versão integral dos grãos, que mantém a saciedade mais tempo. Pães, massas, cereais, vale tudo! As frutas ricas em vitamina C e potássio, como banana, maçã e manga, também não podem ficar de fora do prato de quem não para de dançar: elas ajudam os músculos a funcionar corretamente e evitam cãimbras.
Se beber álcool estiver nos seus planos, faça isso com moderação e não esqueça de alternar com bastante água, antes, durante e depois da festa. Carboidrato no dia seguinte também ajuda, já que ele é transformado em glicose, ajudando a repor o açúcar. Alimentos crucíferos, como couve-flor, espinafre, brócolis, nabo, rúcula, também ajudam a desintoxicar o organismo e ajudam o fígado a se recuperar, já que são fitoquímicos e ricos em vitaminas, minerais, nutrientes e fibras.
Após a folia, um suquinho de limão com gengibre e hortelã ajudam a reduzir os desconfortos causados pela ingestão de bebidas alcoólicas. Ah! Água de coco e isotônicos também são aliados na hora de manter a hidratação em dia e repor os sais minerais perdidos.
Agora, vamos ao que deve ser riscado da lista. Alimentos gordurosos, nem pensar. Eles são de difícil digestão, podem dar sono e você ainda corre o risco de ficar enjoado – nada a ver com o clima do Carnaval. Para minimizar os riscos de uma intoxicação alimentar, evite frutos do mar e comidas que tenham ficado expostas ao sol.
Anotou? Então, boa folia
Fonte: Blog Italínea