Como conservar móveis planejados
Publicado em 26/11/2019
Agora que você levou os produtos da Italínea para casa, é hora de aprender alguns truques para fazê-los durar por muito mais tempo. Afinal, cuidados simples no dia a dia conservam qualquer tipo de material. ? Anota aí!
Para os armários, portas e tampos amadeirados:
– limpe regularmente. A poeira acumulada deixa a superfície sem brilho e pode, com o tempo, trazer um aspecto feio ao móvel.
– para a limpeza, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado. Em seguida, seque bem o local com um pano seco.
– para retirar manchas mais resistentes, umedeça o pano com sabão neutro (não alcalino) e água, ou álcool e água. Depois, seque bem com um pano seco.
– sempre que lustrar seu móvel, faça movimentos que acompanhem a textura natural dele. Isso evitará manchas.
– só utilize lustra-móveis à base de silicone, pois criam uma camada protetora na superfície. Os coloridos e as ceras podem causar manchas nos móveis.
Nas peças em Lacca:
– utilize pano limpo e macio levemente umedecido com água morna, apenas o suficiente para aderir a poeira. Em seguida, seque bem, esfregando suavemente a superfície.
– em caso de manchas mais fortes, use pano umedecido em uma proporção de 50% água e 50% álcool, também secando logo na sequência com um pano macio.
– não utilize produtos de limpeza ou álcool puro.
– limpe com frequência, pois a poeira acumulada pode, com o tempo, deixar a superfície fosca e sem brilho, além de amontoar-se nos encaixes e vãos, deixando um aspecto escuro e dificultando a remoção.
Vidros:
– se o móvel possui divisões em vidro, limpe-os sempre com um pano apropriado, com água e detergente neutro.
– se utilizar limpa-vidros, não pulverize o produto diretamente na superfície. O líquido pode escorrer e manchar o vidro e também os acessórios.
Puxadores:
– devem ser limpos com panos macios, levemente umedecidos com água. Em seguida, passe sempre o pano seco para dar acabamento.
– nunca utilize nenhum tipo de produto de limpeza ou esponja e outro material abrasivo, pois eles podem riscar os puxadores.
Dobradiças e Corrediças:
– conserve-as sempre limpas apenas com o pano seco, pois as dobradiças possuem uma camada protetora à base de óleo. O acumulo de gordura, poeira ou umidade, pode prejudicar o bom funcionamento ou ocasionar oxidações ao produto.
-podem ser utilizados pincéis de cerdas macias para retirar a sujeira dos cantos mais difíceis.
Peças esmaltadas e de inox:
– estas peças deverão ser higienizadas com um pano levemente úmido e sabão neutro. Você também pode usar desengordurantes, mas sempre sem cloro ou derivados.
– ao término da limpeza normal, poderá ser aplicado algum produto específico para a conservação desse tipo de material.
Fonte: Blog Italínea